Um estudo publicado na Annals of Oncology em março de 2021, sugere que mulheres com diabetes tipo 2 tratadas com metformina apresentam uma taxa reduzida do câncer de mama tipo estrogênio positivo (ER+), o mais comum dos cânceres de mama.
O ensaio foi realizado durante um acompanhamento médio de quase 9 anos em um estudo prospectivo com mais de 44.000 indivíduos nos Estados Unidos.
Por outro lado, os resultados também mostraram taxas mais altas de câncer de mama ER-negativo e triplo-negativo entre mulheres com diabetes tipo 2 que receberam metformina, embora o número de casos fosse pequeno.
Sendo assim, os pesquisadores concluem que a diabetes tipo 2 aumenta o risco de desenvolver câncer de mama, mas o uso de metformina pode proteger contra o desenvolvimento de câncer de mama ER+, mas não de outros tipos de câncer de mama.
Apesar de ser um estudo de coorte prospectivo e grande, a associação entre o uso de merformina e câncer precisa ser melhor elucidada. Contudo, um estudo de fase 3 está em andamento, realizado com mais de 3500 mulheres com câncer de mama em estágio inicial de receptor hormonal positivo. As pacientes foram randomizadas para receber metformina ou placebo além da terapia adjuvante padrão. Estima-se que o resultado seja publicado em 2022 e poderá dar mais esclarecimentos se realmente a metformina pode ter algum benefício de uso no câncer de mama.
.
Biobliografia consultada:
Park YMM; et al. A prospective study of type 2 diabetes, metformin use, and risk of breast cancer. Annals of Oncology, 2021.