Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A fucoxantina é um dos carotenóides mais abundantes das algas marinhas comestíveis e tem sido usada há anos como suplemento dietético bioativo e ingrediente alimentar funcional. Recentemente, foi relatado que a fucoxantina penetra a barreira hematoencefálica, apresentando ação superior a outros carotenóides nas patologias neurodegenerativa por meio de ação em vários alvos, incluindo agregação de proteína amilóide, estresse oxidativo, neuroinflamação, perda neuronal, desregulação de neurotransmissão e disbiose intestinal.

O grande inconveniente é que a concentração de fucoxantina necessária para os efeitos neuroprotetores é alta e sua baixa biodisponibilidade compromete seu uso clínico. Como tal, novas estratégias estão sendo introduzidas para superar esses obstáculos no intuito de desenvolver a fucoxantina de forma melhor absorvível para utilizá-la como um possível tratamento de efeitos múltiplos em doenças neurodegenerativas. 

.

Bibliografia consultada:

Yang M; et al. Fucoxanthin has potential for therapeutic efficacy in neurodegenerative disorders by acting on multiple targets. Nutritional Neuroscience , 2021

Related Posts

Os ácidos gymnemicos isolados da planta Gymnema sylvestre, nativa da Índia, exibem propriedades ...
Magistral Guide
28 de maio de 2024
O folato, a forma natural de B9, é essencial para a neurogênese, síntese de nucleotídeos e metilação ...
Magistral Guide
23 de maio de 2024
Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024