Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A doença de Alzheimer, o tipo mais comum de demência, leva ao declínio cognitivo e perda de memória. No cérebro é possível constatar um acúmulo de placa, aumento de células imunes cerebrais, neuroinflamação e sinalização neuronal prejudicada. Evidências crescentes sugerem que a reativação do vírus herpes simplex (HSV-1) pode ser responsável pelo aparecimento dessas características.

Pesquisadores construíram recentemente modelos 2D e 3D de tecido cerebral humano de doença de Alzheimer induzida por herpes, para testar o potencial neuroprotetor de compostos farmacêuticos e à base de plantas. Na análise, foram examinados 21 compostos conhecidos pelas suas propriedades antiinflamatórios, antienvelhecimento ou pró-cognição, como cafeína, cânfora, citicolina, insulina, metformina, resveratrol, chá verde e zolmitriptano.

Dos insumos avaliados, diversos apresentaram benefícios porém, as catequinas (presentes no chá verde) e o resveratrol apresentaram maior destaque por suas fortes propriedades antiagregação plaquetária, benefícios neuroprotetores funcionais e neurotoxicidade mínima.

Segundo os autores o chá verde parece ajudar ao estimular o sistema imunológico, aumentando a proliferação e a atividade das células gama delta T, um tipo de célula imunológica que atua como ‘uma primeira linha de defesa contra infecções’. Além disso, pode ajudar a reduzir o dano oxidativo, combater a inflamação e estimular o reparo do DNA.

Já o resveratrol parece atuar como ativador das sirtuínas, enzimas cujo perda da atividade está intimamente associada ao acúmulo de placas e emaranhados no cérebro, característicos da doença de Alzheimer.

O estudo abre as portas para terapias com uso de fitoterápicos e pode servir para futuros estudos utilizarem esses compostos afim de torná-los mais disponíveis para o tecido cerebral.

.

Bilbiografia consultada:

Silveira IA; et al. Screening neuroprotective compounds in herpes-induced Alzheimer’s disease cell and 3D tissue models. Free Radical Biology and Medicine, 2022.

Related Posts

Os ácidos gymnemicos isolados da planta Gymnema sylvestre, nativa da Índia, exibem propriedades ...
Magistral Guide
28 de maio de 2024
O folato, a forma natural de B9, é essencial para a neurogênese, síntese de nucleotídeos e metilação ...
Magistral Guide
23 de maio de 2024
Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024