Silimarina com laser não ablativo previne cicatrizes de acne, sugere resultado de estudo

Silimarina com laser não ablativo previne cicatrizes de acne, sugere resultado de estudo

A acne vulgar é a dermatose inflamatória mais comum em todo o mundo, muitas vezes resultando em sequelas como cicatrizes. Estudos apontam que a pele mais propensa a manchas tem níveis mais altos de sebo e níveis mais baixos de antioxidantes, levando à peroxidação lipídica e estresse oxidativo, resultando na proliferação de  Cutibacterium acnes  e uma cascata inflamatória que foi recentemente implicada na discromia pós-inflamatória com desenvolvimento de eritema pós-inflamatório (PIE) e a hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH). Portanto, o uso de antioxidantes apresenta uma oportunidade para interromper manchas e discromias.

Um desses antioxidantes é a silimarina, derivada da planta do cardo mariano. Estudos recentes demonstraram que a silimarina reduz os mediadores pró-inflamatórios, previne a peroxidação lipídica e apresenta uma nova forma de direcionar o tratamento da acne e da discromia pós-inflamatória. Para testá-la, um estudo prospectivo de 12 semanas foi conduzido em 24 pacientes com PIE e/ou PIH. Os pacientes foram randomizados para receber tratamento a laser com antioxidantes tópicos (contendo 0,5% de silimarina, 0,5% de ácido salicílico, 15% de ácido L-ascórbico e 0,5% de ácido ferúlico) ou apenas tratamento a laser com veículo placebo. 

Na semana 12, o índice de hiperpigmentação pós-acne no grupo de tratamento com silimarina mais laser caiu de uma média de 3,18 para 1,74. Quanto a Escala de Melhoria Estética Global, os pacientes no grupo de tratamento com silimarina mais laser tiveram pontuações médias mais altas em comparação com os pacientes no grupo de tratamento apenas com laser (3,35 vs. 3,10, respectivamente), mas as diferenças não alcançaram significância estatística.

Os resultados do estudo demonstram o poder de combinar o tratamento tópico com o laser para uma melhora mais eficaz na PIH relacionada à acne. Mais e maiores estudos são necessários para demonstrar e apoiar a eficácia da silimarina para PIH e/ou PIE.

.

Bibliografia consultada:

Disponível em Mdedge. traduzido e adaptado por Magistral Guide.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn