Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

O ronco e as dificuldades respiratórias durante o sono afetam cerca de 12% das crianças e podem causar problemas significativos a longo prazo, afetando a função cognitiva, o comportamento e a saúde cardiovascular. Em muitos casos é indicado a remoção da amígdalas e/ou adenóides para aliviar os sintomas.

Recentemente uma pesquisa publicada no JAMA Pediatrics, trouxe à tona que um simples spray nasal salino apresenta eficácia semelhante a um spray nasal anti-inflamatório contendo corticoide nos sintomas respiratórios do sono em crianças, após seis semanas de tratamento.

O ensaio envolveu 276 crianças, com idades entre 3 e 12 anos. No grupo que usou o corticoide mometasona a resolução dos sintomas ocorreu em 56 dos 127 participantes (44%). Já no grupo que usou salina, foram 50 das 123 crianças (41%) com melhora nos sintomas. Assim, ambos os sprays nasais foram capazes de eliminar os sintomas durante o sono em cerca de 40% dos casos e aqueles casos avaliados por um cirurgião como necessitando da retirada das amígdalas e/ou adenóides foram reduzidos pela metade. 

Os sprays nasais funcionam limpando o nariz e/ou reduzindo a inflamação não apenas no nariz, mas também na parte de trás da garganta até as adenóides e o tecido tonsilar, aliviando os sintomas.

Os resultados deste ensaio clínico randomizado sugerem que não houve diferença no efeito do tratamento entre mometasona intranasal e solução salina. Os autores acreditam que metade das crianças com distúrbios respiratórios obstrutivos do sono poderiam ser tratadas inicialmente na atenção primária usando apenas solução salina e poderiam não necessitar de encaminhamento para serviços especializados, como é atualmente recomendado.

.

Bibliografia consultada:

Baker A, et al. Eficácia do furoato de mometasona intranasal versus solução salina para distúrbios respiratórios do sono em crianças. JAMA Pediatrics , 2023.

Related Posts

A canela contém polifenóis que podem melhorar a homeostase da glicose e reduzir as concentrações de ...
Magistral Guide
22 de fevereiro de 2024
Um estudo recente mostrou que 5 anos de suplementação de vitamina D estava associado a uma redução ...
Magistral Guide
20 de fevereiro de 2024
Os cremes vaginais estão presentes nas farmácias de manipulação e são frequentemente prescritos para ...
Magistral Guide
17 de fevereiro de 2024