Tratamento de atenção plena é comparado ao uso de Escitalopram em pacientes com ansiedade

Tratamento de atenção plena é comparado ao uso de Escitalopram em pacientes com ansiedade

Os transtornos de ansiedade são condições comuns, altamente angustiantes e prejudiciais. Existem tratamentos eficazes, mas muitos pacientes não tem acesso ou não respondem adequadamente. Intervenções baseadas na atenção plena, como a redução do estresse baseada na atenção plena (MBSR), são populares e podem diminuir a ansiedade, mas ainda não se sabe ao certo se os resultados poderiam ser comparados ao uso de medicamentos padrão usados para tratar ansiedade. 

Dos 276 adultos com transtorno de ansiedade diagnosticado recrutados entre junho de 2018 e fevereiro de 2020 para o estudo, 208 completaram o estudo. Os participantes foram randomizados 1:1 para 8 semanas do curso semanal de MBSR ou do antidepressivo escitalopram, com dosagem flexível de 10 a 20 mg.

O desfecho primário foram os níveis de ansiedade avaliados com a escala de Impressão Clínica Global de Gravidade (CGI-S) com uma margem de não inferioridade predeterminada de -0,495 pontos. No final do estudo a pontuação média do CGI-S foi reduzida em 1,35 (1,06) para MBSR e 1,43 (1,17) para escitalopram. Dessa forma pode-se concluir que a terapia o MBSR não é inferior ao escitalopram para o tratamento do transtorno de ansiedade.

.

Bibliografia consultada:

Hoge EA; et al. Mindfulness-Based Stress Reduction vs Escitalopram for the Treatment of Adults With Anxiety Disorders: A Randomized Clinical Trial. JAMA Psychiatry, 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn