Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

O uso abusivo de laxantes pode alterar o microbioma do intestino, possivelmente afetando a sinalização nervosa do intestino para o cérebro ou aumentando a produção de toxinas intestinais que também podem afetar o cérebro. Recentemente, uma publicação no jornal Neurology mostrou que as pessoas que usam laxantes de maneira excessiva podem ter um risco 50% maior de desenvolver demência do que pessoas que não usam laxantes.

O estudo envolveu 502.229 pessoas de um banco de dados do Reino Unido com idade média de 57 anos e que não sofriam de demência no início do estudo. Desse grupo, 18.235 pessoas, ou 3,6%, relataram uso regular de laxantes de venda livre. O uso regular foi definido como o uso de um laxante quase todos os dias da semana durante o mês anterior ao estudo.

Em uma média de 10 anos, 218 daqueles que usavam laxantes regularmente, ou 1,3%, desenvolveram demência. Daqueles que não usavam laxantes regularmente, 1.969 pessoas, ou 0,4%, desenvolveram demência.

Depois de ajustar fatores como idade, sexo, educação, outras doenças, uso de medicamentos e histórico familiar de demência, os pesquisadores descobriram que pessoas que usavam laxantes regularmente tinham um risco 51% maior de demência geral em comparação com pessoas que não usavam laxantes regularmente.

O risco de demência também aumentou com o número de tipos de laxantes usados. Para pessoas que usam um tipo de laxante, houve um risco aumentado de 28%, em comparação com um risco aumentado de 90% para pessoas que tomam dois ou mais tipos de laxantes.

Uma limitação do estudo é que as informações de dosagem de laxantes não estavam disponíveis, de modo que os pesquisadores não puderam explorar a relação entre várias dosagens de laxantes e demência. Assim, o estudo não prova que os laxantes causam demência, mostra apenas que há uma associação. Mais estudos são necessários para concluir essa relação.

.

Bibliografia consultada:

Yang Z; et al. Association Between Regular Laxative Use and Incident Dementia in UK Biobank Participants. Neurology, 2023

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024