Uso de abacate altera a distribuição da gordura abdominal nas mulheres

Uso de abacate altera a distribuição da gordura abdominal nas mulheres

No abdômen, existem dois tipos de gordura: a gordura que se acumula logo abaixo da pele, chamada de gordura subcutânea, e a que se acumula mais profundamente no abdômen, conhecida como gordura visceral, que circunda os órgãos internos. Indivíduos com maior proporção de gordura visceral tende a ter um risco maior de desenvolver diabetes. Com isso, um estudo publicado na The Journal of Nutrition.procurou verificar se a proporção de gordura subcutânea em relação à visceral mudava com o consumo de abacate.

Cento e cinco adultos com sobrepeso e obesidade participaram do estudo e foram divididos em dois grupos. Um grupo recebeu refeições que incorporavam um abacate, enquanto o outro grupo recebeu uma refeição com ingredientes e calorias semelhantes, mas não continha abacate, durante 12 semanas.

No início e no final das 12 semanas, os pesquisadores mediram a gordura abdominal dos participantes e sua tolerância à glicose, uma medida do metabolismo e um marcador de diabetes. Participantes do sexo feminino que consumiram um abacate por dia como parte de sua refeição tiveram uma redução na gordura abdominal visceral e experimentaram uma redução na proporção de gordura visceral para gordura subcutânea, indicando uma redistribuição da gordura. No entanto, a distribuição de gordura em homens não mudou, e nem homens nem mulheres tiveram melhorias na tolerância à glicose.

Embora o consumo diário de abacate não altere a tolerância à glicose, um padrão alimentar que inclui um abacate diariamente tem impacto sobre a maneira como os indivíduos armazenam gordura corporal de maneira benéfica para a saúde, porém os benefícios foram verificados principalmente para as mulheres. A pesquisa lança uma luz sobre os benefícios do consumo diário de abacate nos diferentes tipos de distribuição de gordura entre os sexos e nos fornece uma base para realizar mais trabalhos no intuito de compreeder melhor o impacto do abacate na gordura corporal e na saúde.

.

Bibliografia consultada:

Khan NA, et al. Avocado Consumption, Abdominal Adiposity, and Oral Glucose Tolerance Among Persons with Overweight and Obesity. The Journal of Nutrition, 2021.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn