Uso de biotina no tratamento da queda capilar

Uso de biotina no tratamento da queda capilar

A biotina é uma vitamina B cujo corpo não pode produzir por si, sendo necessário obtê-la através dos alimentos e suplementação. Uma de suas funções é auxiliar diversas enzimas a metabolizar a glicose, ácidos graxos e aminoácidos relacionados a construção de proteínas. Como resultado, uma deficiência de biotina pode levar à perda de cabelo, unhas quebradiças e infecções de pele. Por isso, acredita-se que uma suplementação adequada de biotina pode auxiliar na queda de cabelos.

Em um estudo realizado com 156 mulheres que fizeram cirurgia para perda de peso, 72% relataram perda de cabelo. Dessas, 22 tinham deficiência de biotina e tomaram 1.000 mcg de biotina por dia durante 3 meses. Ao final, cinco pessoas (23%) relataram um declínio significativo na perda de cabelo.

Outras 29 pessoas sem deficiência de biotina optaram por tomar 1.000 mcg de biotina por dia. Deste grupo, 11 pessoas (38%) relataram melhora na queda de cabelo.

Os autores do estudo sugerem que a biotina pode melhorar a perda de cabelo em pessoas com e sem deficiência de biotina, mas seu estudo oferece apenas evidências fracas para essa afirmação devido ao baixo número de participantes.

Ainda não há evidências fortes capaz de mostrar que a biotina pode tornar o cabelo significativamente mais grosso ou reverter drasticamente a perda de cabelo em pessoas que não têm deficiência de biotina. No entanto, é improvável que a suplementação com biotina seja prejudicial tomando-a em doses usuais.

.

Bibliografia consultada:

Sen O; Turkçapar AG. Hair Loss After Sleeve Gastrectomy and Effect of Biotin Supplements. Journal of Laparoendoscopic & Advanced Surgical Techniques, 2021.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn