O cranberry é uma pequena fruta vermelha rica em polifenol proantocianidinas do tipo A (PACs), frequentemente associado à saúde do trato urinário. Porém, evidências recentes mostram que essas frutinhas podem desempenhar também um importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares, promovendo uma melhora da função endotelial em adultos saudáveis.
O estudo publicado na revista Food & Function foi realizado com 45 homens saudáveis que foram randomizados para receber 9 g de cranberry em pó solubilizado em água (equivalente a 100 g de cranberries frescos, 525 mg total polifenóis) ou controle durante um mês.
Os resultados apontam que os participantes que consumiram o cranberry apresentaram uma melhora na dilatação mediada por fluxo, um biomarcador sensível de risco de doença cardiovascular, capaz de medir como os vasos sanguíneos se alargam quando o fluxo sanguíneo aumenta. Esses resultados foram alcançados não apenas horas depois do consumo de cranberry mas mantidos durante todo o período de tratamento, sugerindo que seu uso possa auxiliar na melhora da função endotelial e consequentemente na prevenção de doenças cardiovasculares.
.
Biblografia consultada:
Heiss C; et a. Daily consumption of cranberry improves endothelial function in healthy adults: a double blind randomized controlled trial. Food & Function, 2022.