Alimentos, café e certos medicamentos podem interferir na absorção intestinal da levotiroxina (LT4), assim, as diretrizes atuais recomendam que o medicamento seja tomado em jejum, geralmente 30 a 60 minutos antes do café da manhã. No entanto, a adesão pode ser difícil para alguns pacientes. Um novo estudo sugere que formulações líquidas de LT4 pode reduzir esse tempo de espera, facilitando a adesão do paciente ao tratamento.
Para o estudo 36 voluntários saudáveis participaram tomando de forma randomizada 600 mcg de solução oral de LT4, em doses únicas, após jejum de 10 horas, 15 ou 30 minutos antes de uma dieta rica em gordura. A tiroxina sérica total foi medida em vários pontos, desde a linha de base até 72 horas após a administração de LT4.
Não foi observado diferença significativa nas propriedades farmacocinéticas da solução de LT4 administrada 15 e 30 minutos antes de uma refeição com alto teor de gordura e alto teor calórico em indivíduos normais. Assim os autores propõem que o intervalo entre a administração da solução de LT4 e a ingestão de alimentos possa ser reduzido de 30 para 15 minutos.
O próximo objetivo dos pesquisadores é avaliar a diferença na biodisponibilidade em outros momentos, inclusive em conjunto com as refeições.
.
Bibliografia consultada:
Ducharme M; et al. A Novel Levothyroxine Solution Results in Similar Bioavailability Whether Taken 30 or Just 15 Minutes Before a High-Fat High-Calorie Meal. Thyroid, 2022.