Uso de probióticos pode reduzir significativamente acúmulo de placa dentária

Uso de probióticos pode reduzir significativamente acúmulo de placa dentária

A cavidade oral abriga o segundo maior microbioma do corpo humano com mais de 700 espécies de microrganismos. A cárie dentária, doença não transmissível mais comum em todo o mundo, é causada principalmente por um desequilíbrio no microbioma bucal, ou seja, uma predominância de microrganismos cariogênicos. Nesse sentido, a substituição dos microrganismos cariogênicos por comensais é uma das estratégias para prevenir a cárie dentária. Isso pode ser alcançado com o uso de insumos que restauram o equilíbrio da microflora, como por exemplo os probióticos.

Diversas cepas foram analisadas quanto aos benefícios que podem trazer à cavidade oral. Em recente trabalho publicado na revista Nutrients, foi avaliado a cepa Streptococcus Salivarius k12 quanto ao nível de secreção de imunoglobulinas A (uma das principais imunoglobulinas salivares que desempenha um papel importante na prevenção da cárie), taxa de salivação e formação de biofilme oral.

Para o estudo, 30 pacientes foram recrutados e divididos aleatoriamente no grupo que recebeu probiótico e o grupo que recebeu placebo. Foi possível observar uma diminuição significativa no acúmulo de placa no grupo probiótico em 4 e 6 semanas.

Em conclusão os autores citam que a ingestão de probióticos (Streptococcus salivarius K12) não foi capaz de afeta as taxas de salivação e os níveis salivares de imunoglobulina A secretória, mas exibiu um efeito positivo na redução do acúmulo de placa.

.

Bibliografia consultada:

Babina K; et al. The Effect of Oral Probiotics (Streptococcus Salivarius k12) on the Salivary Level of Secretory Immunoglobulin A, Salivation Rate, and Oral Biofilm: A Pilot Randomized Clinical Trial. Nutrients, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn