Uso de SAME e Lactobacillus plantarum no tratamento de depressão e ansiedade

Uso de SAME e Lactobacillus plantarum no tratamento de depressão e ansiedade

Uma combinação do suplemento S-adenosilmetionina (SAME) e da bactéria probiótica Lactobacillus plantarum pode aliviar rapidamente os sintomas de depressão e ansiedade, sugere uma nova pesquisa publicada no Primary Care Companion CNS Disorders.

Uma equipe de pesquisadores italianos designou aleatoriamente 90 pacientes com depressão subliminar ou leve a moderada para receber SAME juntamente com L. plantarum ou placebo por 6 semanas. O resultado mostrou reduções significativas na depressão, ansiedade e sintomas cognitivos logo após 2 semanas do início do tratamento.

“O efeito dessa associação é independente da gravidade dos sintomas, ao contrário dos antidepressivos tradicionais disponíveis no mercado que têm benefícios mínimos para sintomas subliminares ou leves a moderados”, escrevem os pesquisadores, liderados por Alberto Saccarello.

Semelhantes aos ISRS?

Os medicamentos antidepressivos são considerados padrão para o tratamento da depressão, mas seu uso na depressão subliminar é “controverso” e o tamanho do efeito desses agentes está “estritamente associado à gravidade dos sintomas de base”, escrevem os pesquisadores.

SAME foi estudado como uma terapia adjuvante a drogas antidepressivas e psicoterapia para depressão leve a moderada, com seus efeitos antidepressivos putativos, possivelmente “devido à sua capacidade de atenuar o estresse oxidativo e nitrosativo que é parcialmente semelhante ao dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) “, acrescentam.

Uma extensa pesquisa também lançou luz sobre o papel da microbiota em pacientes com transtorno depressivo, sugerindo um papel para a suplementação de probióticos. Um probiótico chamado L. plantarum 299v demonstrou ter um efeito significativo sobre os marcadores de estresse, como os níveis de cortisol.

O estudo atual comparou os efeitos de uma combinação de SAME e L. plantarum HEAL9, que é uma cepa probiótica semelhante a L. plantarum 299v, com placebo em pacientes com idades entre 18 e 60 anos (n = 90; idade média, 48,1 anos; 82% feminino) com depressão subliminar ou leve a moderada. A maioria dos pacientes era branca (95,5%) e trabalhava (70,8%), e cerca de metade (56,2%) era casada.

Os pacientes foram excluídos se tivessem um ou mais transtornos psiquiátricos, como uso de substâncias ou transtorno psicótico, ou estivessem sendo tratados com psicofármacos ou outros suplementos alimentares, exceto multivitamínicos, sais e oligoelementos.

Os participantes foram obrigados a cumprir os critérios de diagnóstico da CID-10 para depressão leve a moderada e foram selecionados se sua pontuação total na Escala de Autoavaliação de Depressão de Zung (Z-SDS) estivesse entre 41 e 55. Eles foram designados aleatoriamente para receber placebo (n = 44) ou 200 mg de SAME mais L. plantarum HEAL9 1 × 10 9 UFC (n = 46).

Embora a mudança no escore Z-SDS desde o início até a semana de tratamento 6 tenha sido o resultado primário, os pesquisadores também analisaram as mudanças em outras escalas relacionadas à insônia , ansiedade, síndrome do intestino irritável e estado de saúde.

Superior ao placebo

Em comparação com os pacientes no grupo de placebo, aqueles no grupo de tratamento mostraram maiores reduções na pontuação total de Z-SDS em 2 semanas (-2,78; IC de 95%, -5,33 a -0,23, P = 0,0330) e em 6 semanas (- 3,55; IC de 95%, -6,43 a -0,67; P = 0,0165). Além disso, a melhora foi mostrada em 6 semanas no subdomínio de depressão central do Z-SDS (-1,64; IC de 95%, -3,07 a -0,22; P = 0,0247).

Em 2 semanas, os participantes mostraram reduções significativas nos subdomínios cognitivos e de ansiedade do Z-SDS. A Escala de Ansiedade de Autoavaliação de Zung (Z-SAS), um questionário de ansiedade separado que os participantes preencheram, também mostrou uma redução superior nos sintomas de ansiedade ( P = 0,0345).

Os pesquisadores também encontraram uma redução maior entre aqueles no grupo de tratamento em comparação com o grupo de placebo no questionário de sintomas Birmingham IBS (B-IBS), mas não alcançou significância estatística.

Além disso, o tratamento combinado foi seguro, sem efeitos adversos relacionados ao tratamento.

“A superioridade da associação de SAME e Lactobacillus em relação ao placebo é expressa pela diferença estatisticamente significativa da mudança absoluta média da pontuação total do Z-SDS … desde o início até o final do tratamento após 6 semanas,” escreveram os pesquisadores.

Eles observam que as limitações do estudo incluem o número relativamente pequeno de participantes e o curto período de tratamento, “portanto, nenhuma conclusão de longo prazo pode ser tirada”.

Eles recomendam que outros estudos randomizados controlados com “acompanhamento prolongado” sejam realizados para investigar o efeito do tratamento combinado em formas mais graves de depressão ou com antidepressivos.

 

Referências Consultadas:

Saccarello A, et al. Oral Administration of S-Adenosylmethionine (SAMe) and Lactobacillus Plantarum HEAL9 Improves the Mild-To-Moderate Symptoms of Depression: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Primary Care Companion CNS Disorders, 2020.

Disponível em Medscape. Traduzido e adaptado por Magistral Guide

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn