Uso de selênio ajuda a prevenir a formação de catarata

Uso de selênio ajuda a prevenir a formação de catarata

A catarata geralmente definida como a opacificação do cristalino é considerada uma das principais causas de cegueira e deficiência visual, afetando cerca de 16 milhões de pessoas em todo o mundo. Mecanismos de estresse oxidativo são considerados como tendo uma parte no processo patológico de formação de catarata: quando o dano oxidativo no cristalino se acumula continuamente até que sua capacidade antioxidante intrínseca seja excedida, isso levará à agregação de proteínas do cristalino e à apoptose das células epiteliais do cristalino humano.

Para avaliar a relação entre oligoelementos e catarata, pesquisadores realizaram um estudo observacional utilizando o banco de dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES). Foram avaliados se os oligoelementos como ferro, zinco, cobre e selênio, utilizados por indivíduos com 50 anos ou mais apresentavam benefícios quanto a prevenção do desenvolvimento de catarata.

Após a triagem, 7.525 indivíduos foram finalmente incluídos no estudo. Uma associação negativa significativa foi encontrada entre a ingestão de selênio e a incidência de catarata em modelos ajustados. Essa relação foi ainda mais pronunciada em mulheres na pós menopausa com idade entre 65 a 74 anos. Por outro lado, ferro, zinco e cobre pode não estar associada à catarata relacionada à idade.

Assim, o estudo pode concluir que a ingestão diária de selênio em níveis mais elevados é útil para a prevenção da catarata, principalmente em mulheres na pós menopausa.

.

Bibliografia cosultada:

Xu B; et al. Selenium intake help prevent age-related cataract formation: Evidence from NHANES 2001–2008. Front Nutr. 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn