Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Há relatos na literatura que as vitaminas C e E são capazes de exercer um efeito benéfico na qualidade do sêmen auxiliando na infertilidade masculina, principalmente devido a sua ação antioxidante. Porém, alguns estudos não conseguem trazer evidências claras dos benefícios da vitamina C e E na infertilidade masculina, deixando essa relação ainda incerta.

Uma meta análise publicada recentemente no International Urology and Nephrology buscou avaliar e esclarecer as influências que a Vitamina E e Vitamina C podem apresentar na infertilidade masculina. 

Para o trabalho foram selecionados 11 estudos (832 pacientes) que preencheram os critérios de inclusão. Os pesquisadores buscaram analisar parâmetros de sêmen, taxa de gravidez e efeitos adversos entre os grupos Vitamina E e/ou Vitamina C e grupos controle.  

Os resutados apontam que o grupo da vitamina E apresentou melhores taxas de gravidez. Além disso, comparado com o grupo controle, Vitamina E e Vitamina C melhoraram significativamente a motilidade progressiva, morfologia do esperma e número total de espermatozoides, isso sem efeitos adversos significativos. 

Os autores concluem que a vitamina C e E podem ser aliadas no tratamento de infertilidade masculina, auxiliando na melhora dos parâmetros do sêmen e no aumento das possibilidades de gravidez. 

.

Bibliografia consultada:

Zhou X; et a. Effects of vitamin E and vitamin C on male infertility: a meta-analysis. International Urology and Nephrology, 2022.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024