Pacientes com hipertensão que usaram óleo de peixe tiveram um risco significativamente menor de diabetes, doença cardíaca coronária e morte precoce por qualquer causa, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Nutrition.
O estudo foi realizado a partir de dados obtidos no UK Biobank, avaliando 81.579 homens e mulheres com hipertensão, mas livres de outras doenças cardiometabólicas (ou seja, diabetes, doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral).
Entre os 12,23 anos de acompanhamento, foram relatados 15.990 eventos de multimorbidade cardiometabólica e 6.456 mortes por todas as causas. Ajustando as multivariáveis, o uso de óleo de peixe foi associado a um risco 8% menor de desenvolver doenças cardiometabólicas e 10% menor de mortalidade por todas as causa. Como desfecho secundário, os participantes que usaram óleo de peixe tiveram um risco menor de diabetes, doença coronariana e morte cardíaca em 9%, 11% e 14%, respectivamente.
Para os autores, o óleo de peixe exerce um papel protetor na progressão de doenças cardiometabólicas e no prognóstico de indivíduos hipertensos. Por se tratar de um estudo observacional, mais ensaios clínicos são necessários para provar essa hipótese e fornecer evidências para apoiar o uso de óleo de peixe entre pacientes com hipertensão.
.
Bibliografia consultada:
Ma T; et a. Associations of baseline use of fish oil with progression of cardiometabolic multimorbidity and mortality among patients with hypertension: a prospective study of UK Biobank. European Journal of Nutrition, 2022.