Uso diário de multivitamínico protege contra o declínio cognitivo em idosos

Uso diário de multivitamínico protege contra o declínio cognitivo em idosos

Suplementos dietéticos são comumente indicados para proteção cognitiva, mas as evidências encontradas são mistas. Pensando nisso, pesquisadores americanos realizaram um ensaio clínico randomizado contando com mais de 2.000 adultos de idade superior a 64 anos. O objetivo foi verificar se a ingestão diária de extrato de cacau (contendo 500 mg/dia de flavonóides)  versus placebo ou de um multivitamínico-mineral comercial (Centrum Silver; Pfizer) versus placebo seria capaz de afetar a função cognitiva em mulheres e homens idosos. 

Os pesquisadores estabeleceram uma linha de base para a função cognitiva dos participantes no início do estudo. Também foram analisados a capacidade dos participantes de recordar eventos e memórias (memória episódica) e suas funções executivas relacionadas com foco e pensamento. Os participantes foram avaliados anualmente durante 3 anos. 

Os resultados mostram que o extrato de cacau não afetou a cognição. No entanto, o uso de multivitamínicos foi associado à melhora da cognição, função executiva e memória episódica. Os participantes com doença cardiovascular apresentaram maior benefício. 

Segundo os autores, a suplementação diária com um multivitamínico mostra potencial em melhorar (ou proteger) as habilidades cognitivas em adultos idosos, com um benefício relativamente mais forte para adultos com doença cardiovascular. Porém, mais trabalho é necessário antes que uma recomendação generalizada possa ser feita.  

.

Bibliografia consultada:

Baker LD; et al. Effects of cocoa extract and a multivitamin on cognitive function: A randomized clinical trial. Alzheimer’s e Dementia, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn