Vitamina B1 auxilia na prevenção de enxaquecas

Vitamina B1 auxilia na prevenção de enxaquecas

Enxaqueca é uma condião neurológica com muitas questões a serem elucidadas, onde o paciente sente fortes dores em uma determinada área da cebeça e, muitas vezes, levando a náuseas e vômitos. Frequentemente a enxaqueca está relacionada com gatilhos como estresse, alterações hormonais e ingestão de alguns tipos de alimentos como vinho e queijo.

Um recente estudo tranversal publicado na Headache: The Journal of Head and Face Pain buscou investigar se a ingestão de vitamina B1 e vitamina B2 poderia auxiliar na prevenção de crises de enxaqueca. Para a realização da pesquisa, foram utilizado dados de 13.439 participantes apartir do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), entre 1999-2004.

Durante a análise de dados 21,6% adultos com idade ≥20 anos apresentaram fortes dores de cabeça ou enxaqueca e a ingestão dietética de vitamina B1 estava inversamente associada com a dor de cabeça severa ou enxaqueca. Por outro lado, a ingestão de vitamina B2 não apresentou nenhuma relação significativa.

Os autores concluem que a alta ingestão de vitamina B1 está significativamente associada a menores chances de enxaqueca, especialmente em mulheres. Mais estudos clínicos são necessários para confirmar os resultados e explorar os possíveis mecanismos de prevenção e tratamento da enxaqueca.

.

Bibliografia consultada:

Li D; et al. Dietary intake of thiamine and riboflavin in relation to severe headache or migraine: A cross-sectional survey. Headache: The Journal of Head and Face Pain, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn