Os atletas são frequentemente expostos a um ambiente de treino com alta intensidade podendo fazer com que seu sistema imunológico experimente uma resposta ao estresse, tornando-se mais fraco do que o normal e induzindo um efeito negativo na saúde. Flutuações na imunidade podem afetar não apenas o treinamento, mas também o desempenho competitivo. Portanto, é extremamente importante que os atletas garantam a normalização dos níveis imunológicos após o treinamento.
A espirulina é um suplemento natural rico em uma variedade de substâncias que comprovadamente regulam a função imunológica, destacando o ácido gama-linolênico e a ficocianina. Contudo, pesquisadores da Universidade de Ningbo buscaram identificar o efeito da suplementação de espirulina nos indicadores de células imunes de jovens jogadores de futebol, durante o período de preparação de um torneio.
Ao todo, 39 jogadores de futebol do sexo masculino, universitários, foram recrutados e alocados aleatoriamente em um grupo de suplementação de espirulina e no grupo placebo. Amostras de sangue venoso foram coletadas antes e após o período de preparação de um torneio, que incluiu 8 semanas no total.
Os pesquisadores puderam observar que o exercício intenso de longa duração, como esperado, reduziu a proporção de leucócitos e monócitos nos atletas jovens, mas o suplemento de espirulina pode inibir esse efeito. Dessa forma, o uso de espirulina pode de fato inibir a mudança nas células imunes fortalecendo-o.
.
Bibliografia consultada:
Zhang Y; ey al. Effects on Spirulina Supplementation on Immune Cells’ Parameters of Elite College Athletes. Nutrients, 2022.