Novo estudo destaca que o uso de multivitaminas diariamente é capaz de melhorar a memória de idosos

Novo estudo destaca que o uso de multivitaminas diariamente é capaz de melhorar a memória de idosos

Preservar a memória e a função cognitiva é de importância crítica para os idosos. As intervenções nutricionais desempenham um papel importante porque sabemos que o cérebro necessita de vários nutrientes para uma boa saúde, e as deficiências em um ou mais destes nutrientes podem acelerar o declínio cognitivo. Alguns dos micronutrientes conhecidos por serem importantes para a saúde do cérebro incluem vitamina B12, tiamina, outras vitaminas B, luteína, magnésio e zinco, entre outros.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition incluiu 3.500 participantes com 60 anos ou mais, analisando o desempenho em um teste de memória. O grupo multivitamínico teve um desempenho significativamente melhor do que o grupo placebo em testes de memória e recordação de palavras. A descoberta foi estimada como sendo equivalente a retardar a perda de memória relacionada à idade em cerca de 3 anos. O benefício foi observado pela primeira vez em 1 ano e foi sustentado durante os 3 anos do estudo.

Embora o estudo sugira que a suplementação multivitamínica é promissora como uma abordagem segura e acessível para proteger a saúde cognitiva em idosos, mais pesquisas serão necessárias para compreender quem tem maior probabilidade de se beneficiar e os mecanismos biológicos envolvidos. 

.

Bibliografia consultada:

Yeung LK; et al. Multivitamin Supplementation Improves Memory in Older Adults: A Randomized Clinical Trial. American Journal of Clinical Nutrition, 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn