Os antiinflamatórios não esteróides (AINEs) são frequentemente usados para tratar a dor da osteoartrite (OA) devido a inflamação presente nessa patologia. Porém, se realmente os AINEs auxiliam no tratamento da OA ainda não está claro. Segundo novos dados revelados na Reunião Anual de 2022 da Sociedade Radiológica da América do Norte, usar AINEs para OA do joelho pode inclusive piorar a inflamação e a dor ao longo do tempo.
Em particular, o estudo analisou o impacto dos AINEs na sinovite – a inflamação da membrana que reveste a articulação do joelho – usando biomarcadores estruturais baseados em ressonância magnética. Os pesquisadores estudaram participantes com OA moderada a grave que usaram AINEs regularmente por pelo menos 1 ano entre o início e o acompanhamento de 4 anos. Todos os participantes tiveram ressonância magnética do joelho no início e após 4 anos. As imagens foram pontuadas para biomarcadores de inflamação, incluindo espessura e composição da cartilagem.
Os resultados não mostraram nenhum benefício a longo prazo do uso de AINEs. A inflamação articular e a qualidade da cartilagem foram piores no início do estudo nos participantes que tomavam AINEs em comparação com o grupo controle e pioraram no acompanhamento de 4 anos.
Os pesquisadores tentaram ajustar possíveis fatores de confusão, mas concordaram que são necessários ensaios controlados randomizados para melhor aconselhar médicos e pacientes sobre os benefícios ou malefícios do uso de AINEs para OA. Com isso, será possível ter mais dados e até mesmo modificar as atuais terapias de tratamento de OA com AINEs.
.
Bibliografia consultada:
Publicado em Medscape. Traduzido e adaptado por Magistral Guide.