Dados publicados no International Journal of Environmental Research and Public Health mostrou que adicionar creatina à suplementação de beta-alanina levou a um desempenho significativamente maior em saltos verticais, através de medidas de força nas pernas.
Os pesquisadores recrutaram 20 jovens soldados para participar do estudo. Todos foram designados para receber por 4 semanas uma suplementação de beta-alanina (6,4 gramas/dia). Metade desses participantes também receberam na última semana uma dose de 0,3 g/Kg de peso corporal de creatina e a outra metade recebeu placebo.
Os resultados indicaram que o grupo beta-alanina + creatina apresentou uma melhora significativa no desempenho físico em comparação com a linha de base. Enquanto os participantes que não receberam creatina não apresentaram diferença significativa. Também foi possível observar que os participantes que receberam creatina apresentaram níveis mais altos de testosterona comparado aqueles que só receberam beta-alanina.
Segundo os autores, estudos mostram que para cada 6,4 gramas por dia de beta-alanina são necessários quatro semanas para ver quaisquer resultados ergogênicos. Portanto, os resultados podem ser devido apenas ao uso de creatina e por isso, faz-se necessário mais estudos para elucidar melhor os benefícios da beta-alanina.
.
Bibliografia consultada:
Samadi M; et al. Effects of Four Weeks of Beta-Alanine Supplementation Combined with One Week of Creatine Loading on Physical and Cognitive Performance in Military Personnel. International Journal of Environmental Research and Public Health, 2022.