Bifidobacterium longum melhora os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável em apenas 30 dias de tratamento

Bifidobacterium longum melhora os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável em apenas 30 dias de tratamento

Várias linhas de evidência sugerem que a microbiota intestinal desempenha um papel na fisiopatologia da Sindrome do Intestino Irritável (SII), surgindo então um interesse pela terapia probiótica. Porém poucos probióticos mostraram eficácia na melhora dos sintomas da SII, em relação ao placebo.  

Um recente estudo mostrou que o B longum  35624 foi capaz de reduzir a gravidade da SII melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Para a pesquisa , 233 adultos com SII Roma IV foram monitorados entre novembro de 2018 e janeiro de 2020 por gastroenterologistas em consultório particular. Os pacientes que foram incluídos no estudo tomaram uma cápsula de B longum  35624 (10 9  UI) por dia durante 30 dias e foram aconselhados a não mudar sua dieta durante o estudo. 

Após o período de tratamento, foi observada uma diminuição significativa na gravidade da SII, em comparação com a linha de base. Mais da metade dos pacientes (57%) experimentou uma diminuição geral em seus sintomas. A taxa de sintomas graves diminuiu de 46,6% para 20%; sintomas moderados diminuíram de 48,1% para 36,1%; sintomas leves aumentaram de 4,7% para 35,2%; e 8,7% dos pacientes estavam em remissão após o tratamento versus 0,9% antes. Uma melhora significativa na gravidade da doença (diminuição de mais de 50 pontos no escore IBS-SSS) foi observada em 65,7% dos pacientes, independentemente do subtipo de SII. Entre os pacientes, 63% relataram estar satisfeitos com o tratamento. 

Dessa forma apenas 30 dias de tratamento com B. longum 35624 foi capaz de reduz a gravidade da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com SII, particularmente aqueles com as formas mais graves da doença.

.

Bibliografia consultada:

Sabaté JM. Iglicki F. Effect of Bifidobacterium longum 35624 on disease severity and quality of life in patients with irritable bowel syndrome. World J Gastroenterol. 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn