Um novo estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology mostrou que que uma combinação de minoxidil oral e tópico pode ser eficaz para mulheres com câncer de mama que sofreram alopecia devido ao tratamento anticancerígeno. Os pesquisadores descobriram que a combinação de minoxidil oral de baixa dose (1,25–5,0 mg/dia) e minoxidil tópico (5%) obteve melhores resultados do que o minoxidil tópico sozinho e que o tratamento foi bem tolerado.
Um total de 5 dos 37 pacientes (13,5%) no grupo de terapia combinada alcançou uma resposta completa, definida como uma melhora da gravidade da alopecia de grau 2 para grau 1, em comparação com nenhum dos 19 pacientes no grupo de terapia tópica apenas. Em contraste, nenhum dos pacientes no grupo de combinação experimentou piora da alopecia, em comparação com dois (10,5%) no grupo de monoterapia tópica.
Embora tenha sido observado um benefício estatisticamente significativo documentado com a terapia dupla neste estudo, é importante ressaltar a necessidade de futuros estudos clínicos no qual se inclua grupo placebo e grupo de intervenção usando apenas minoxidil oral.
.
Bibliografia consultada:
Kang J; Lee JW; Kwon JW. Efficacy of low-dose oral minoxidil in the management of anticancer therapy-induced alopecia in patients with breast cancer: A retrospective cohort study. Journal of the American Academy of Dermatology, 2022.