Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Evidências científicas sugerem que o uso de nutrientes como ômega-3, luteína, zeaxantina e vitamina E, podem atuar de forma independente na melhora do desempenho cognitivo devido suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Com isso, pesquisadores irlandeses propuseram um estudo associando esses potencias insumos, afim de verificar seus benefícios sinérgicos na melhora da cognição e memória em idosos.

O estudo publicado na revista Clinical Nutrition reuniu 60 pacientes com idade superior a 65 anos, distribuindo-os em 2 grupos. Um dos grupos recebeu uma associação contendo 1 g de óleo de peixe (dos quais 430 mg de DHA e 90 mg de EPA), 22 mg de carotenóides de xantofila (dos quais 10 mg de luteína, 10 mg de meso -zeaxantina e 2 mg de zeaxantina) e 15 mg de vitamina E (D-⍺-tocoferol). O outro grupo recebeu apenas placebo (óleo de girassol).

A uso da suplementação durou 24 meses. Os pacientes que receberam a suplementação registraram menos erros nas tarefas de memória de trabalho do que os indivíduos que receberam placebo. Curiosamente, à medida que a carga cognitiva das tarefas de memória de trabalho aumentou, o grupo ativo superou o grupo placebo. 

Como conclusão os autores apontam a existência de uma ação sinérgica desses nutrientes para melhorar a memória de idosos cognitivamente saudáveis. Acredita-se que o aumento da ingestão nutricional de carotenóides e ω-3FAs pode ser benéfico na redução do declínio cognitivo e do risco de demência na vida adulta.

.

Bibliografia consultada:

Power R; et al. Omega-3 fatty acid, carotenoid and vitamin E supplementation improves working memory in older adults: A randomised clinical trial. Clinical Nutrition, 2021.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024