Como manipular Base para óvulos vaginais

Como manipular Base para óvulos vaginais

Os óvulos são formas farmacêuticas sólidas, de dose única destinados a serem introduzidas no trato genital feminino. Com a temperatura corpórea, os óvulos amolecem e se dissolvem liberando o princípio ativo que pode ter efeito local ou sistêmico. Sua fácil manipulação e aplicação abre espaço para serem usados no tratamento de diversas infecções que ocorrem no sistema genito-urinário feminino e para restaurar a mucosa vaginal. Assim, é possível manipular insumos como ácido bórico, lactobacillus, miconazol, sulfato de zinco, alantoína, entre outros.

Uma base ideal de óvulo vaginal deve apresentar as seguintes características: ser atóxica, não irritante aos tecidos, química e fisicamente inerte, estável durante o armazenamento, inerte frente aos fármacos incorporados, possuir estabilidade à ação de agentes externos, resistente a microrganismos e apresentar consistência adequada. Além disso, a base deve se solidificar em um intervalo de temperatura bastante reduzido para assegurar a homogeneidade dessa forma farmacêutica mas, ao mesmo tempo, deve dissolver-se a cerca de 37°C (temperatura corporal) no local de aplicação..

Há dois tipos de bases utilizadas no desenvolvimento dos óvulos (e que também podem ser utilizadas para supositórios): lipofílica e hidrofílica. As bases lipofílicas ou oleosas são comumente produzidas com qsp de manteiga de cacau. Já as bases hidrofílicas são geralmente desenvolvidas com uma mistura de polietilenoglicol (PEG) ou com gelatina glicerinada.

InsumoQuantidade
Gelatina15%
Glicerina65%
Água20%

.

Os componentes da base de gelatina são aquecidos a 60°C. Transfere-se a base para um molde adaptado e lubrificado com óleo mineral. Esperar 24 horas para que ocorra a solidificação.

InsumoQuantidade
PEG 40010%
PEG 150090%

.

InsumoQuantidade
PEG 40025%
PEG 400075%

.

InsumoQuantidade
PEG 40020%
PEG 400010%
PEG 150070%

.

As bases de PEG são levadas ao aquecimento à temperatura de 60oC. Mexe até obter homogeneidade. Transfere-se a base para os moldes de supositório previamente lubrificado com óleo mineral até solidificação.

Ressalta-se que as bases de PEG são incompatíveis com sais de prata, quinina, aminopirina, benzocaína, ácido tânico, cloridroxiquinina iodada, ácido acetilsalicílico e sulfonamidas.

.

Bibliografia consultada:

Ferreira CS; Leitenberg R. Elaboração de óvulos para o tratamento de vulvovaginites. Disciplinarum Scientia, 2013.

Rodrigues FPLM. Desenvolvimento e Caracterização de Óvulos de Lactobacillus Acidophilus. Faculdade de Farmácia Universidade do Porto, 2011.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn