O estresse tem sido associado a problemas de saúde mental e a um pior desempenho neurocognitivo em pessoas de todas as idades. O estresse pode induzir baixa produtividade, irritabilidade, cognição deficiente, baixo nível de entusiasmo e fadiga crônica. Devido a esses fatores, há uma redução da qualidade de vida geral do paciente.
Existem vários mecanismos pelos quais a dieta e seus componentes podem afetar o estresse crônico, ansiedade, depressão, transtornos de humor, fadiga, etc. Eles incluem a modulação das vias inflamatórias, a via do estresse oxidativo, as vias epigenéticas, a disfunção mitocondrial, a microbiota intestinal, as vias de transdução de sinal e vias de neurogênese. Diversos ensaios clínicos randomizados confirmam os benefícios de uma boa dieta e ingestão de determinados nutrientes para melhoria da saúde mental.
Um estudo publicado na Front Psychiatry buscou investigar a segurança e a eficácia em sintomas psicológicos da combinação nutracêutica de um suplemento comercial (TRI 360 TM), composto por vitamina A na forma de betacaroteno (833 UI), vitamina B 6 (0,75 mg), vitamina B 12 (3,5 μg), vitamina C (25 mg), vitamina D 3 (400 UI), vitamina E (11 UI), cloreto de cálcio (50 mg), sulfato de ferro (3,5 mg), gluconato de magnésio (20 mg), cloreto de zinco (5 mg), selenato de sódio (12,5 μg) e pó de ginseng (100 mg).
Para a pesquisa 84 participantes com idades entre 20 e 45 anos com sintomas psicológicos foram aleatoriamente randomizados para receber placebo ou o composto 2 vezes ao dia. Os resultados apontaram que os participantes que receberam o composto multivitamínio não apresentaram efeitos adversos relacionados ao tratamento. Todos os escores de percepção avaliados em sintomas psicológicos como fadiga, estresse mental, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, trauma emocional, alterações de humor, autoconfiança, força de vontade e motivação foram significativamente melhorados nos participantes que receberam TRI 360 TM quando comparado ao grupo que recebeu placebo. Além disso, houve aumento dos níveis de biomarcadores funcionais: metabólitos da vitamina C e D 3, neurotransmissores, hormônios, nível de proteína antienvelhecimento (klotho), diminuição de citocinas pró-inflamatórias e marcador de estresse oxidativo, malondialdeído.
De acordo com os resultados, os pesquisadores apontam que o uso da suplementação releva-se uma opção terapêutica potencialmente segura para redução de sintomas psicológicos relacionados ao estresse em adultos saudáveis.
.
Bibliografia consultada:
Trivedi MK; et al. Efficacy of a novel proprietary dietary supplement (TRI 360TM) on psychological symptoms and stress-related quality of life in adult subjects: A randomized controlled clinical trial. Front Psychiatry. 2022.