A colite ulcerativa é uma condição crônica que afeta o cólon, causando inflamação, úlceras e sintomas como fezes com sangue. Dados de dois estudos compartilhados no Crohn’s and Colitis Congress 2023 descobriram que uma combinação de fitoterápicos com curcumina e QingDai foi eficaz na redução da gravidade da colite ulcerativa e na indução da remissão.
No primeiro estudo, o ensaio clínico foi dividido em duas partes. Na primeira parte, os pesquisadores trataram os participantes que apresentavam colite ulcerativa com um composto contendo curcumina e QingDai. Sete em cada 10 participantes tiveram uma resposta clínica positiva com redução nas pontuações usadas para medir a gravidade da colite ulcerativa. Três em cada 10 participantes alcançaram remissão clínica.
Na segunda parte do estudo, compararam o uso do composto com um placebo em 42 participantes durante 8 semanas. Os pesquisadores observaram uma resposta clínica em 86% dos participantes que receberam os fitoterápicos.
Em outro estudo realizado pelos autores, com 88 participantes, o uso de curcumina com QingDai no tratamento de colite ulcerativa ativa também mostrou-se promissor. Cerca de 70% dos participantes experimentaram uma resposta clínica e 51% apresentaram remissão clínica.
Os autores explicam que o uso de curcumina e QingDai foi usado em pacientes com atividade moderada a grave, dos quais quase 50% não responderam anteriormente ao tratamento com produtos biológicos e/ou imunomoduladores. Isso demonstra que a combinação dos fitoterápicos mostra-se significativamente eficaz na indução de resposta clínica e endoscópica em comparação com um placebo.
.
Bibliografia consultada:
Disponível em Medical News Today. Traduzido e adaptado por Magistral Guide.