Uma nova cápsula vibratória que ajuda a aliviar a constipação já está disponível. Comercialmente chamada de Vibrant, a cápsula foi aprovada pelo FDA em agosto de 22 e agora já está disponível para prescrição médica. Por não ser um medicamento, o Vibrant é considerado um dispositivo médico de Classe 2 pelo FDA, que é a mesma classe das lentes de contato.
Nos teste, a cápsula produziu pelo menos uma evacuação semanal adicional para 41% dos participantes, em comparação com pelo menos uma evacuação adicional para 23% dos participantes que tomaram placebo.
A empresa responsável explica que depois de engolida a cápsula, o dispositivo fica ativo por cerca de 2 horas, adormece por cerca de 6 horas e depois se ativa novamente por mais 2 horas. Há pequenas vibrações por 3 segundos ligado, 3 segundos desligado. As vibrações ajudam a desencadear o peristaltismo, as contrações musculares semelhantes a ondas que movem os alimentos pelo trato gastrointestinal.
O interessante é que a maioria dos usuários não relatam sentir a cápsula dentro deles. Além disso, as cápsulas não se dissolvem e após um período o corpo defeca o dispositivos sendo devidamente lavados. Resta saber quando essa tecologia estará disponível no Brasil.
.
Bibliografia consultada:
Disponível em Medscape. Traduzido e adaptado por Magistral Guide.