Entre os muitos benefícios para a saúde que a fitoterapia chinesa apresenta, o anti-envelhecimento é de especial interesse. A Rhodiola rosea, conhecida coloquialmente como a raiz dourada, é amplamente incorporada em várias bebidas, suplementos e até cosméticos relatando efeitos anti-envelhecimento.
O estudo em questão investiga os efeitos dos extratos comerciais de Rhodiola na prevenção do fotoenvelhecimento da pele induzido por UV e correlaciona esses efeitos com a composição dos ingredientes ativos nos extratos.
Para simular o processo de fotoenvelhecimento, células HaCaT tratadas foram expostas à radiação UVA e UVB. Os efeitos farmacológicos antienvelhecimento dos extratos de Rhodiola foram avaliados qualitativa e quantitativamente por meio de imagens de imunofluorescência confocal com marcador {gama} -H2A.X e ensaio de atividade telomerase (Telo TAGGG Telomerase PCR-ELISA). As células HaCaT cultivadas mostraram alteração morfológica após a exposição tanto a UVA quanto a UVB. O fotoenvelhecimento dos queratinócitos foi resgatado pelo pré-tratamento das células com extratos de Rhodiola e também com os ingredientes ativos salidroside e rosavina. As células tratadas com Rhodiola foram caracterizadas por aumento da atividade da telomerase. Os extratos com melhores efeitos preventivos continham maior teor de salidroside e rosavin.
As descobertas neste estudo reafirmam a eficácia da Rhodiola como um insumo anti-envelhecimento dando destaque aos fitoquímicos salidroside e rosavin.
.
Bibliografia consultada:
Toh WH; et al. The Effects of Phenolic Compounds Isolated from Chinese Herbal Medicine Rhodiola Rosea on Preventing Photoaging of Keratinocytes. bioRxiv – the preprint server for biology, 2021