Para os idosos, tomar um multivitamínico diariamente pode melhorar a memória e ajudar a retardar o declínio cognitivo relacionado à idade, de acordo com uma nova pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition.
O estudo que teve duração de 3 anos contou com 3.562 idodos que foram aleatoriamente separados em dois grupos. O primeiro tomou um multivitamínico diário (Centrum Silver para adultos) e o segundo grupo tomou um placebo.
A cada ano, as memórias dos participantes foram avaliadas por meio de testes neuropsicológicos. Os pesquisadores estavam interessados principalmente em medir a força da memória episódica dos indivíduos, ou recordação imediata. Após 1 ano tomando multivitamínicos, os participantes do estudo experimentaram uma modesta melhora na memória que foi o equivalente a voltar no tempo em cerca de 3,1 anos em comparação com um grupo de controle.
Os autores do estudo descobriram que a melhora de memória mais significativa ocorreu em pessoas com doença cardiovascular subjacente. A razão para isso não é clara, embora os pesquisadores suspeitem que possa ter relação com um déficit pré-existente de nutrientes.
Os multivitamínicos contêm mais de 20 vitaminas e minerais essenciais, e o micronutriente específico que confere benefícios cognitivos não pode ser determinado quando um comprimido combinado é administrado. Supõe-se que a deficiência de várias vitaminas e minerais, incluindo vitaminas B, vitamina D, zinco e ferro, esteja associada ao declínio cognitivo. Segundo os autores a suplementação multivitamínica é promissora como uma abordagem segura e acessível para manter a saúde cognitiva na velhice.
.
Bibliografia consultada:
Yeung; LK; et al. Multivitamin Supplementation Improves Memory in Older Adults: A Randomized Clinical Trial. The American Journal of Clinical Nutrition, 2023.