Você sabia que pigmentos e corantes não são a mesma coisa?
O que são corantes?
São substâncias sintéticas ou naturais que são solúveis no meio no qual elas são aplicadas. Eles promovem o tingimento do meio, mantendo a sua transparência e podem ser hidrossolúveis ou lipossolúveis . Dependendo do seu grau de pureza , os corantes podem ser utilizados em cosméticos ou alimentos. Corantes hidrossolúveis são utilizados em balas, shampoos, sabonetes etc. Já os lipossolúveis se dissolverão em meios oleosos como gloss e óleos.
O que são pigmentos?
São substâncias que são insolúveis no meio e proporcionam simultaneamente a cobertura, opacidade e o tingimento. Eles podem ser inorgânicos (ou minerais), orgânicos ou sintéticos . Seu grau de pureza determina a sua aplicação em cosméticos e alimentos. Os pigmentos podem ser fornecidos puros ou dispersos. Como exemplo de seu uso temos maquiagens, bases, BBCream , se utiliza pigmentos branco, dióxido de titânio para dar opacidade, branquear os sabonetes.
Como os corantes são identificados?
Através do nome comercial, do nome químico e do Colour Index (CI). O Colour Index é uma tabela contendo uma lista de nomes e números para designar os diversos tipos de corantes.
A Resolução RDC 44 de 09/08/2012 da ANVISA apresenta uma lista de substâncias corantes permitidas nas diversas aplicações cosméticas. Para corantes alimentícios deve-se relacionar relacionar na lista de ingredientes o nome completo do corante ou seu número de INS (International Numbering System). A lista dos corantes (sintéticos e naturais) permitidos para uso em alimentos está no Informe Técnico nº68, de 3 de setembro de 2015, Classificação dos corantes caramelos II, III e IV e dos demais corantes autorizados para uso em alimentos.
Sugestões de misturas de corantes:
Sugestões de misturas de pigmentos: