Um estudo realizado com crianças de 6 a 14 anos mostrou que o uso de Bacopa por 14 semanas foram associados a melhoria do sono, cognição e humor mas não houve resultados significativos na desatenção e hiperatividade das crianças.
Os estudos com Bacopa em adultos mostram que seu uso é capaz de aumentar a velocidade de processamento e flexibilidade cognitiva. Por isso os autores procuraram verivicar se esses resultados poderiam ser aplicados com crianças de maneira segura.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 112 crianças e adolescentes do sexo masculino e com níveis elevados de hiperatividade e/ou desatenção. A dose de Bacopa foi calculada de acordo com o peso corporal, sendo 160 mg/dia para meninos entre 20 e 35 kg e 320 mg/dia para meninos com mais de 35kg.
Embora não tenha sido observadas diferenças comportamentais significativas no déficit de atenção e hiperatividade nos grupos ao longo das 14 semanas de tratamento, os pesquisadores observaram uma série de outros benefícios como aumento da velocidade do tempo de reação, melhorias na flexibilidade cognitiva e melhora do sono.
São necessários mais estudos afim de replicar essas descobertas e identificar os mecanismos pelos quais as melhorarias cognitivas e comportamentais se manifestaram.
.
Bibliografia consultada:
Kean JD; et al. Effects of Bacopa monnieri (CDRI 08®) in a population of males exhibiting inattention and hyperactivity aged 6 to 14 years: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Phytotherapy research, 2022.