Estudo aponta que o uso de ômega-3 em pacientes mais jovens também é benéfico para a saúde do cérebro

Estudo aponta que o uso de ômega-3 em pacientes mais jovens também é benéfico para a saúde do cérebro

Diversos estudos já verificaram que o uso de ômega-3 em idivíduos idosos apresenta benefícios cerebrais. Um novo estudo, publicado na revista Neurology confirmou que essa associação do uso de ômega com a saúde cerebral se estende também para pessoas de meia idade (40 e 50 anos).

Os pesquisadores analisaram a relação das concentrações de ácidos graxos ômega-3 nos glóbulos vermelhos através de ressonância magnética e marcadores cognitivos do envelhecimento cerebral de 2.183 participantes sem demência e sem AVC. Foi avaliado também o efeito das concentrações de glóbulos vermelhos ômega-3 em voluntários que carregavam APOE4, uma variação genética ligada ao maior risco de doença de Alzheimer.

Os resultados apontam que:

– Maiores índices de ômega-3 foram associados a maiores volumes do hipocampo (uma área no cérebro que desempenha um papel importante na aprendizagem e na memória).

– Consumir mais ômega-3 foi associado a um melhor raciocínio abstrato ou à capacidade de entender conceitos complexos usando o pensamento lógico.

– Os portadores de APOE4 com um índice de ômega-3 mais alto tiveram menos doença de pequenos vasos (o gene APOE4 está associado a doenças cardiovasculares e demência vascular).

Os ácidos graxos ômega-3, como EPA e DHA, são micronutrientes essenciais que melhoram e protegem o cérebro. Os pesquisadores não sabem como o DHA e o EPA protegem o cérebro. Uma teoria é que, como esses ácidos graxos são necessários na membrana dos neurônios, quando ocorre uma substituição por outros tipos de ácidos graxos, há uma instabilidade nos neurônios. Outra explicação pode estar relacionada com as propriedades antiinflamatórias do DHA e do EPA. 

Dessa forma, são necessários mais investigações para elucidar os mecanismos envolvidos, porém, pode-se concluir pelo estudo em questão que a presença de ômega-3 no cérebro está intimamente relacionada com melhora da saúde cerebral tanto em indivíduos idosos como nos mais jovens.

.

Bibliografia consultada:

Satizabal CL; et al. Association of Red Blood Cell Omega-3 Fatty Acids with MRI Markers and Cognitive Function in Midlife — The Framingham Heart Study. Neurology, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn