Um estudo prospectivo observacional, realizado no Reino Unido com quase 400.000 participantes e publicado na revista Diabetes Care mostrou pela primeira vez uma associação clara e significativa entre a ingestão de peixes oleosos e a incidência do diabetes tipo 2.
O estudo acompanhou em pouco mais de 10 anos a ingestão habitual de grandes grupos alimentares e o uso de suplementos de óleo de peixe entre os participantes que inicialmente não apresentavam diabetes, doenças cardiovasculares graves e câncer.
Os participantes que comeram uma, ou duas ou mais porções de peixes oleosos semanais, cada, tiveram uma taxa significativa de diabetes tipo 2 22% menor do que aqueles que não comeram peixes oleosos, após ajuste para vários fatores de confusão. Aqueles que relataram ingerir regularmente um suplemento de óleo de peixe tiveram uma incidência 9% menor de diabetes tipo 2 do que aqueles que não o fizeram.
O estudo observacional abre lacunas para realizar ensaios clínicos futuros, trazendo assim maiores evidência de que o consumo regular de óleo de peixe possa além de trazer benefícios cardiovasculares, ser também um importante aliado no tratamento e prevenção do diabetes tipo 2.
.
Bibliografia consultada:
Chen G; et al. Association of Oily and Nonoily Fish Consumption and Fish Oil Supplements With Incident Type 2 Diabetes: A Large Population-Based Prospective Study. Diabetes Care, 2021.