Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A edição de dezembro de 2020 da Experimental Gerontology trouxe uma importante publicação que confirma os benefícios imunológicos com a suplementação das vitaminas C e E em indivíduos mais velhos.

O estudo incluiu 22 homens e mulheres mais velhos que receberam 500 mg por dia de vitamina C e 22 participantes na mesma faixa etária que receberam 500 mg de vitamina C mais 200 mg de vitamina E por três meses. Trinta homens e mulheres não suplementados, com idade média de 35 anos, serviram como controles. Aspectos funcionais de dois tipos de leucócitos, conhecidos como neutrófilos e linfócitos, foram avaliados no início do período de suplementação, três meses e seis meses após o término da suplementação.

Aos três meses:

– os valores de neutrófilos conhecidos como índices de adesão, índices de quimiotaxia e índices de fagocitose melhoraram em indivíduos suplementados e se assemelharam mais aos do grupo de controle mais jovem. 

– Os níveis de ânion superóxido (um radical livre) em neutrófilos diminuíram em ambos os grupos suplementados e, em alguns casos, tornaram-se ainda mais baixos do que os dos indivíduos de controle. 

– A suplementação com ambas as vitaminas foi associada a níveis mais baixos de superóxido do que com a vitamina C sozinha. 

Em seis meses:

– Os níveis de superóxido ainda eram mais baixos do que aqueles medidos antes da suplementação em ambos os grupos suplementados.

– Quando as funções dos linfócitos foram avaliadas, o índice de adesão e os valores de quimiotaxia foram melhorados em associação com a suplementação de vitaminas em comparação com os níveis pré-tratamento. 

– A capacidade linfoproliferativa, a liberação de interleucina-2 e a atividade das células natural killer, que foram menores nos indivíduos mais velhos do que no grupo controle, aumentaram após a suplementação para níveis semelhantes aos do grupo controle.

“É possível sugerir que a suplementação utilizada no presente estudo pode melhorar a qualidade de vida e prolongar a longevidade saudável em homens e mulheres idosos”, concluíram.

.

Referência consultada:

De la Fuente M, et al. Vitamin C and vitamin C plus E improve the immune function in the elderly. Experimental Gerontology, 2020

Related Posts

As pesquisas científicas deixaram bem documentado o papel da serotonina na patogênese da depressão, ...
Magistral Guide
27 de janeiro de 2021
O café é uma das bebidas mais populares do mundo. No Brasil é  segunda bebida mais consumida, ...
Magistral Guide
22 de janeiro de 2021
Já é de conhecimento que durante a gravidez é importante manter bons níveis endógenos de vitamina D ...
Magistral Guide
21 de janeiro de 2021