Euterpe oleracea melhora cognição e sensibilidade à insulina em camundongos obesos

Euterpe oleracea melhora cognição e sensibilidade à insulina em camundongos obesos

A obesidade e a resistência à insulina constituem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Diversos polifenóis estão sendo estudados pelo seu efeito protetore contra lesões neurais degeneração. Um recente estudo investigou o efeito da ingestão de açaí (Euterpe oleracea) na prevenção da perda de memória e comprometimento cognitivo resultante de uma dieta rica em gordura em camundongos.

A obesidade e a resistência à insulina foram induzidas com uma dieta rica em gordura e suplementada com 2% de açaí. O consumo de açaí por 70 dias melhorou a sensibilidade periférica à insulina e a fosforilação de AKT/GSK3-β em áreas do hipocampo nos camundongos. Além disso, os animais apresentaram melhor desempenho no teste de reconhecimento de novos objetos em comparação ao grupo controle. A atividade da catalase e os valores reduzidos de glutationa foram melhorados nos camundongos tratados.

Os autores sugerem que a suplementação de açaí pode atenuar os efeitos do consumo de dieta hiperlipídica na resistência periférica à insulina e melhorar o comportamento cognitivo.

.

Bibliografia consultada:

Santos NM; et al. Açai pulp improves cognition and insulin sensitivity in obese mice. Nutritional Neuroscience, 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn