Um estudo recente descobriu que o uso de extrato de gengibre pode diminuir significativamente os sintomas de dor associados à menstruação. No estudo, publicado no Journal of Complementary and Alternative Medicine, 50 mulheres com idades entre 18 e 35 anos com dismenorreia primária foram randomizadas para tomar extrato de gengibre ou placebo diariamente durante 56 dias. O desfecho primário foi a mudança na pontuação máxima da dor medida ao longo de dois ciclos menstruais.
Os resultados mostraram que os indivíduos que tomaram o extrato de gengibre observaram uma redução significativa na intensidade máxima da dor em comparação com o placebo. No que diz respeito aos sintomas específicos, o grupo que tomou o extrato de gengibre observou uma redução significativa na frequência de dores lombares, fadiga e náuseas, e nenhum precisou recorrer a outros medicamentos para tratar os sintomas. Quanto à satisfação geral dos indivíduos, aqueles que tomaram o extrato de gengibre relataram satisfação em seus tratamentos, enquanto os indivíduos do grupo placebo ficaram insatisfeitos ou moderadamente satisfeitos.
Segundo os investigadores, embora a causa primária da dismenorreia não seja clara, as principais características fisiopatológicas da doença são o espessamento uterino e as contrações uterinas agudas causadas pela secreção excessiva de prostaglandinas (PG), particularmente PGE2 e PGF3, bem como leucotrienos. Os autores explicam que os componentes ativos do gengibre, denominados gingeróis e gingerdionas, suprimem a produção de PG ao inibir a atividade da ciclooxigenase e a produção de leucotrienos ao inibir as enzimas lipoxigenase.
.
Bibliografia consultada:
Nirvanashetty, S.; Panda, SK; Michel, SJ. High Potency Ginger Extract Reduces Menstrual Discomfort in Healthy Participants with Recurrent Dysmenorrhea Linked to Hypercontractility of the Uterus: a Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. J Comp & Alt Med, 2023