A menopausa pode ser acompanhada por muitos sintomas, incluindo sintomas vasomotores, sintomas psicológicos, dor musculoesquelética, osteoporose, problemas de sono e sintomas geniturinários. Estudos apontam diversos relatos investigando os efeitos positivos do uso da raiz de valeriana e da erva-doce (Foeniculum vulgare Mill), de maneira individual, em ondas de calor e distúrbios do sono em mulheres na menopausa. Porém é escasso o resultado para a associação de ambos fitoterápicos.
Por isso, um recente estudo buscou avaliar o efeito de uma mistura de extratos de erva-doce e valeriana em ondas de calor e distúrbios do sono em mulheres na pós-menopausa. Um total de 76 mulheres na pós-menopausa foram aleatoriamente designadas para um dos dois grupos: extrato de erva-doce + valeriana ou controle. Uma dose de extrato de erva doce + valeriana (500 mg) foi administrada duas vezes, diariamente, durante 8 semanas. A cápsula de placebo continha 500 mg de amido e foi administrada da mesma maneira.
A frequência média e gravidade das ondas de calor no grupo intervenção foram significativamente menores do que no grupo controle, no primeiro e segundo meses após a intervenção. As mulheres do grupo extrato de erva doce + valeriana tiveram uma pontuação significativamente menor no Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh do que o grupo controle, 2 meses após a intervenção.
Dessa forma, em comparação com o placebo o extrato de erva-doce + valeriana foi eficaz para aliviar os distúrbios do sono, bem como a gravidade e a frequência das ondas de calor em mulheres na pós-menopausa.
.
Bibliografia consultada:
Jenabi E, Khazaei S, Aghababaei S, Moradkhani S. Effect of Fennel-Valerian Extract on Hot Flashes and Sleep Disorders in Postmenopausal Women: A Randomized Trial. J Menopausal Med. 2023