Há relatos na literatura que as vitaminas C e E são capazes de exercer um efeito benéfico na qualidade do sêmen auxiliando na infertilidade masculina, principalmente devido a sua ação antioxidante. Porém, alguns estudos não conseguem trazer evidências claras dos benefícios da vitamina C e E na infertilidade masculina, deixando essa relação ainda incerta.
Uma meta análise publicada recentemente no International Urology and Nephrology buscou avaliar e esclarecer as influências que a Vitamina E e Vitamina C podem apresentar na infertilidade masculina.
Para o trabalho foram selecionados 11 estudos (832 pacientes) que preencheram os critérios de inclusão. Os pesquisadores buscaram analisar parâmetros de sêmen, taxa de gravidez e efeitos adversos entre os grupos Vitamina E e/ou Vitamina C e grupos controle.
Os resutados apontam que o grupo da vitamina E apresentou melhores taxas de gravidez. Além disso, comparado com o grupo controle, Vitamina E e Vitamina C melhoraram significativamente a motilidade progressiva, morfologia do esperma e número total de espermatozoides, isso sem efeitos adversos significativos.
Os autores concluem que a vitamina C e E podem ser aliadas no tratamento de infertilidade masculina, auxiliando na melhora dos parâmetros do sêmen e no aumento das possibilidades de gravidez.
.
Bibliografia consultada:
Zhou X; et a. Effects of vitamin E and vitamin C on male infertility: a meta-analysis. International Urology and Nephrology, 2022.