Ingestão de magnésio está associada a melhora dos níveis de açúcar no sangue e sensibilidade à insulina

Ingestão de magnésio está associada a melhora dos níveis de açúcar no sangue e sensibilidade à insulina

A ingestão de magnésio pode ajudar a melhorar o metabolismo do açúcar no sangue (glicose) entre pessoas com diabetes e aquelas com alto risco de desenvolver a doença, de acordo com resultados de uma meta-análise publicada na revista Nutrients . 

Para a meta-análise, os pesquisadores selecionaram 13 ensaios randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo que avaliaram os efeitos do magnésio no metabolismo da glicose entre diabéticos homens e mulheres. Doze ensaios foram selecionados adicionalmente e avaliaram o magnésio entre os participantes com alto risco de desenvolver a doença. As condições que categorizaram os participantes como tendo alto risco de diabetes incluíram excesso de peso, pré-diabetes, síndrome metabólica ou outros distúrbios.

Comparado a um placebo, a ingestão de magnésio foi associada a níveis significativamente mais baixos de glicose plasmática em jejum em ensaios que incluíram participantes diabéticos. Em ensaios que incluíram pessoas em risco de diabetes, a ingestão de magnésio não só foi significativamente associada a uma menor glicemia de jejum em comparação com um placebo, mas também foi associada a uma resistência à insulina melhorada e tolerância à glicose oral de 2 horas, um parâmetro que avalia a capacidade do corpo de metabolizar e usar glicose.

A pesquisa sugere então que a ingestão de magnésio pode aumentar a utilização de glicose pelas células, particularmente naqueles que não desenvolveram diabetes. Estudos também indicaram que o magnésio diminui os fatores que contribuem para a resistência à insulina, incluindo estresse oxidativo e inflamação.

Além disso, o mineral pode apoiar uma composição corporal e níveis lipídicos saudáveis, saúde geral, qualidade do sono e metabolismo muscular, os quais podem influenciar o controle da glicose no sangue.

.

Bibliografia consultada:

Veronese N; et al. Oral Magnesium Supplementation for Treating Glucose Metabolism Parameters in People with or at Risk of Diabetes: A Systematic Review and Meta-Analysis of Double-Blind Randomized Controlled Trials. Nutrients, 2021.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn