A osteoporose é uma doença sistêmico-esquelética caracterizada por uma maior fragilidade dos ossos, levando ao risco de fraturas e morbidade. Os probióticos são conhecidos por estarem envolvidos no gerenciamento de várias doenças inflamatórias, incluindo osteoporose. Porém, nenhum estudo até o momento delineou o potencial imunomodulador de Lactobacillus rhamnosus na saúde óssea.
No estudo publicado na Scientific Report em 2021, os pesquisadores avaliaram o efeito do probiótico Lactobacillus rhamnosus na saúde óssea em modelo de camundongos pós-menopáusicos induzidos por ovariectomia. Os resultados mostram pela primeira vez a inibição da osteoclastogênese e modulação da diferenciação de células Treg-Th17 em condições in vitro com o uso de Lactobacillus rhamnosus. Dessa forma com o uso do probiótico foi possível atenua a perda óssea em condições in vivo nos camundongos ovariectomizados.
De acordo com os autores, o papel osteoprotetor do Lactobacillus rhamnosus foi ainda apoiado por dados de citocinas séricas com uma redução significativa nas citocinas osteoclastogênicas (IL-6, IL-17 e TNF-a), juntamente com o aprimoramento em anti-osteoclastogênicos citocinas (IL-4, IL-10, IFN-g) no grupo tratado com o probiótico.
Ao todo, o presente estudo, pela primeira vez, estabelece o papel osteoprotetor do Lactobacillus rhamnosus na saúde óssea, destacando assim o potencial imunomodulador do probiótico no tratamento e gerenciamento de várias doenças relacionadas aos ossos, incluindo a osteoporose.
.
Bibliografia consultada:
Sapra L, et al. Lactobacillus rhamnosus attenuates bone loss and maintains bone health by skewing Treg‑Th17 cell balance in Ovx mice. Scientific Report, 2021.