A dismenorreia, caracterizada por períodos menstruais dolorosos ou cólicas, é uma condição prevalente que afeta 45-95% das mulheres, especialmente adolescentes e mulheres jovens. É classificada em dismenorreia primária, onde nenhuma condição médica subjacente está presente, e dismenorreia secundária, que está associada a condições médicas específicas. A vitamina D inibe os sinais de detecção de dor no gânglio da raiz dorsal e reduz os fatores de inflamação, além disso, a deficiência de vitamina D induz ou exacerba os sintomas da dismenorreia.
Uma meta-análise recente publicada na revista Nutrients avaliou se a suplementação de vitamina D poderia ser capaz de diminuir a intensidade da dor em pacientes com dismenorreia. Foram inclusos 11 estudos envolvendo 687 participantes para realização do estudo.
A suplementação de vitamina D diminuiu significativamente a intensidade da dor em pacientes com dismenorreia em comparação com controles. Nas análises de subgrupos, o suplemento de vitamina D reduziu a dor da dismenorreia primária, mas não a dor da dismenorreia secundária.
Em conclusão, os autores destacam que a suplementação de vitamina D diminui a intensidade da dor em pacientes com dismenorreia, especialmente naquelas com dismenorreia primária.
.
Bibliografia consultada:
Lin KC; et al. Vitamin D Supplementation for Patients with Dysmenorrhoea: A Meta-Analysis with Trial Sequential Analysis of Randomised Controlled Trials. Nutrients, 2024.