Meta-análise aponta que Crocus Sativus pode ser tão eficaz quanto fluoxetina e citalopram

Meta-análise aponta que Crocus Sativus pode ser tão eficaz quanto fluoxetina e citalopram

Para quem é fã do Crocus sativus, trouxemos mais uma meta-análise sobre essa planta incrível, dessa vez elucidando todo o potencial do açafrão verdadeiro no tratamento de depressão leve a moderada.

O estudo liderado por pesquisadores chineses e publicado no The Journal of nervous and mental disease reuniu 12 estudos sobre o tema. Os achados apontam que o Crocus Sativus apresenta efeito superior ao placebo e é tão eficaz quanto antidepressivos comerciais, como a fluoxetina ou citalopram, no alivio dos sintomas depressivos. Além disso, mostra-se segura e bem tolerada pois segundo os estudos, seu uso não desencadeou mais efeitos adversos do que o placebo ou antidepressivos.

Embora o mecanismo exato ainda seja desconhecido, o consenso geral é que a crocina e safranal (principais componentes do açafrão verdadeiro) sejam os responsáveis ​​pelo efeito antidepressivo através do aumento dos níveis de serotonina e da inibição da recaptação de serotonina, dopamina e norepinefrina nas sinapses.

Os autores concluem que o Crocus Sativus pode ser considerado uma alternativa aos antidepressivos sintéticos no tratamento da depressão leve a moderada. No entanto, estudos multicêntricos com maior tamanho de amostra, maior duração do tratamento e diferentes grupos étnicos são necessários para aprofundar os  resultados.

.

Bibliografia consultada:

Dai L; Chen L; Wang W. Safety and Efficacy of Saffron (Crocus sativus L.) for Treating Mild to Moderate Depression: A Systematic Review and Meta-analysis. The Journal of nervous and mental disease, 2020.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn