Meta-análise conclui que o uso de testosterona em mulheres na pós-menopausa melhora sua função sexual

Meta-análise conclui que o uso de testosterona em mulheres na pós-menopausa melhora sua função sexual

A testosterona é um hormônio produzido pelos homens e, em menor quantidade, pelas mulheres. Tanto em homens como em mulheres, a testosterona diminui durante o envelhecimento, o que pode contribuir para a diminuição da libido e da resposta sexual.

Uma revisão e meta-análise publicada na renomada revista científica  The Lancet Diabetes & Endocrinology concluiu que a reposição hormonal de testosterona em mulheres na pós menopausa é capaz de melhorar a função sexual e o bem-estar. 

Os pesquisadores selecionaram 46 relatórios sobre 36 estudos randomizados, fornecendo ao total dados de 8.480 mulheres (a maioria delas na pós-menopausa) para sua revisão. Os ensaios compararam os efeitos da testosterona a um placebo ou outra reposição hormonal na função sexual feminina.

Em comparação com os sujeitos controle, as mulheres que receberam testosterona experimentaram melhora no desejo sexual, excitação, responsividade a estímulos, melhora da autoimagem, orgasmo e prazer, além de menos preocupação e angústia sobre sexo. 

Os resultados são muito promissores principalmente para mulheres na pós-menopausa que relatam com frequência insatisfação com sua função sexual. Uma mulher cuja experiência e desejo sexual seja positivo, consequentemente apresentará também melhora da sua autoimagem e bem estar geral.

.

Bibliografia consultada:

Islam RM; et al. Safety and efficacy of testosterone for women: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trial data. The Lancet Diabetes & Endocrinology, 2019.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn