Meta-análise revela que o uso de Canela ajuda a prevenir e reduzir o comprometimento da função cognitiva

Meta-análise revela que o uso de Canela ajuda a prevenir e reduzir o comprometimento da função cognitiva

Estudos demonstraram que a canela e seus compostos bioativos podem influenciar a função cerebral e afetar as características comportamentais. 

Uma meta-análise recente teve como objetivo revisar sistematicamente os estudos sobre a relação entre a canela e seus principais componentes na memória e no aprendizado. Dois mil seiscentos e cinco estudos foram coletados de diferentes bancos de dados (PubMed, Scopus, Google Scholar e Web of Science). Quarenta estudos atenderam aos critérios e foram incluídos na revisão sistemática. 

Os estudos in vivo mostraram que o uso de canela ou seus componentes, como eugenol, cinamaldeído e ácido cinâmico, pode alterar positivamente a função cognitiva. Os estudos in vitro também mostraram que a adição de canela ou cinamaldeído a um meio celular pode reduzir a agregação de tau, β amiloide e aumentar a viabilidade celular. Os pesquisadores observaram que seus resultados não dependiam da dose, o que significa que tanto a baixa quanto as altas doses de canela conferiram efeitos positivos.

Dessa forma, a maioria dos estudos relataram que a canela pode ser útil para prevenir e reduzir o comprometimento da função cognitiva, sugerindo seu uso como adjuvante no tratamento de doenças relacionadas. 

.

Bibliografia consultada:

Nakhaee S; et al. Cinnamon and cognitive function: a systematic review of preclinical and clinical studies. Nutritional Neuroscience, 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn