O comprimento dos telômeros reflete o potencial de replicação e a longevidade das células. Acredita-se que seu comprimento está intimamente associado a doenças relacionadas à idade e ao envelhecimento biológico. Os telômeros encurtam quando atacados por radicais livres e a vitamina C possui uma ação antioxidante bem documentada, sendo frequentemente usada em produtos para cuidados com a pele, como antienvelhecimento e clareador. Estudos atuais parecem confirmar uma ligação potencial entre a vitamina C e o comprimento dos telômeros, mas o mecanismo de ação ainda não está claro.
Um estudo transversal usou dados de 7.094 participantes presentes no banco de dados National Health and Nutrition Examination Surveys (NHANES). A correlação entre a vitamina C e o comprimento dos telômeros foi avaliada usando um modelo de regressão linear múltipla, e o efeito da vitamina C no comprimento dos telômeros foi obtido após o ajuste para fatores de confusão.
Os resultados apontam que a vitamina C foi positivamente correlacionada com o comprimento dos telômeros, onde aqueles com maior ingestão de vitamina C apresentavam telômeros mais longos.
.
Bibliografia consultada:
Cal Y; et al. Association between dietary vitamin C and telomere length: A cross-sectional study. Front Nutr. 2023.