Níveis baixos de vitamina D associado à gravidade da psoríase

Níveis baixos de vitamina D associado à gravidade da psoríase

A psoríase é uma doença autoimune onde novas células da pele são produzidas muito mais rapidamente do que o normal. Essas células, denominadas queratinócitos se acumulam na superfície da pele na forma de manchas espessas e escamosas. Os queratinócitos possuem receptores de vitamina D e análogos tópicos da vitamina D são usados para tratar a psoríase devido a sua capacidade de ligar-se aos receptores da vitamina D nos queratinócitos. Dessa forma, ocorre uma prevenção de sua proliferação e da formação de placas espessas, características da psoríase.

Estudos mostram que os níveis séricos de vitamina D são significativamente mais baixos em pessoas com psoríase e se correlacionam com a gravidade da doença. Para averiguar esse fato, pesquisadores usaram dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) para identificar casos de psoríase entre 2003 e 2006 e entre 2011 e 2014. Dos 40.401 participantes selecionados, foram encontrados 491 casos.

O estudo descobriu que à medida que os níveis de vitamina D no sangue diminuí, a gravidade da psoríase aumentava. Pessoas com a área de superfície corporal menos afetada pela psoríase tiveram os níveis séricos médios de vitamina D mais elevados (67 nmol/L), enquanto aqueles com a maior área de superfície corporal afetada pela psoríase tiveram os níveis séricos médios de vitamina D mais baixos (56 nmol/L).

Com base neste estudo, apesar de não ser possível determinar se uma psoríase mais grave leva a níveis ligeiramente mais baixos de vitamina D ou se níveis ligeiramente mais baixos de vitamina D levam a uma psoríase mais grave, com os resultados do estudo é possível concluir que as pessoas com psoríase que também têm deficiência de vitamina D devem discutir isto com os seus médicos e tratar a deficiência.

.

Bibliografia consultada:

Lim RK; et al. Association of Serum Vitamin D Levels and Psoriasis Severity: An Analysis of the US National Health and Nutrition Examination Survey, NUTRITION 2023

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn