A Research Square publicou recentemente uma pré-impressão de um interessante artigo que ainda não foi revisado por pares, sobre a associação da vitamina D com a resistência à insulina.
Os dados do estudo foram obtidos a partir de cinco relatórios sequenciais da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES), usando uma amostra de 49.694 participantes residentes dos EUA no período de 2009-2018.
Os resultados mostram que a cada aumento de 1 unidade nos níveis séricos de vitamina D3 (25-hidroxivitamina D3) ( medido como nmol/L) houve um risco 11% menor de desenvolver resistência à insulina . Esta associação entre níveis séricos mais elevados de vitamina D3 e um risco reduzido de resistência à insulina foi mais aparente em pessoas com índice de massa corporal (IMC) de 24 a 28 kg/m2 (sobrepeso).
Os resultados fortalecem ainda mais a compreensão da resistência à insulina no contexto da deficiência generalizada de vitamina D3 e sugerem que a suplementação de vitamina D3 pode reduzir a resistência à insulina e prevenir o desenvolvimento de diabetes na população geral.
.
Bibliografia consultada:
Gong R; et al. The association between the level of vitamin D3 and insulin reisstence in the general adult population of the United States: a Cros-sectional study based on the NHANES database. Research Square, 2022.