Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Baixa imunidade e infecções recorrentes, como infecções do trato urinário causadas pela bactéria E. coli são comuns no diabetes tipo 1 e tipo 2. Pesquisadores da Suécia publicaram recentemente no Nature Communications seu estudo, mostrando que o sistema imunológico de pessoas com diabetes apresenta níveis mais baixos do peptídeo antimicrobiano psoriasina, aumentando assim o risco de infecção do trato urinário. 

Usando urina, células da bexiga urinária e amostras de soro sanguíneo de pacientes, os pesquisadores analisaram os níveis de psoriasina e outros peptídeos necessários para garantir que a mucosa da bexiga permaneça intacta e proteja contra infecções. Os achados foram então verificados em camundongos e células da bexiga urinária com e sem infecção.

Os autores descobriram que altas concentrações de glicose reduzem os níveis do peptídeo antimicrobiano psoriasina. Dessa forma, pacientes com diabetes têm níveis mais baixos de psoriasina, o que enfraquece a função de barreira protetora das células e aumenta o risco de infecção da bexiga.

Futuramente os pesquisadores pretendem investigar mais profundamente os mecanismos subjacentes de infecções em indivíduos com diabetes, reduzindo assim o risco de infecção nesse grupo de pacientes.

.

Bibliografia consultada:

Mohanty S; et al. Diabetes downregulates the antimicrobial peptide psoriasin and increases E. coli burden in the urinary bladder. Nature Communications, 2022.

Related Posts

Estima-se que cerca de 73,8% dos atletas ingerem cafeína antes ou durante a competição (com uma ...
Magistral Guide
18 de junho de 2024
Uma meta-análise publicada na revista Molecules concluiu que a suplementação de resveratrol ajuda a ...
Magistral Guide
12 de junho de 2024
Skin picking, também chamado de transtorno da escoriação, nada mais é do que aquele comportamento ...
Magistral Guide
10 de junho de 2024